Introdução: o estudo da anatomia humana é essencial na formação universitária dos cursos relacionados à área da saúde, mas, muitos estudantes acabam apresentando dificuldades e baixo rendimento no processo de ensino e aprendizado. Afim de sanar esses obstáculos, diferentes metodologias de ensino podem ser adotadas. Desta forma, as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, evidenciaram-se como alternativas para superar esses desafios. Objetivo: realizar revisão de literatura de periódicos científicos acerca do uso de metodologias ativas de ensino na área da saúde. Métodos: a busca foi realizada nas fontes eletrônicas de bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) E PUBMED, utilizando-se dos artigos publicados entre o período de 2005-2020. Dos 25 estudos encontrados referentes à: aprendizagem ativa, metodologias de ensino, anatomia humana e cursos da saúde; 18 foram selecionados para análise, no qual os critérios de exclusão para selecionar os artigos foram: artigos não relacionados à área da saúde e que não atendessem à demanda bibliográfica da revisão. Resultados: os estudos estavam distribuídos em 18 periódicos; o ano de 2007 apresenta o maior número de publicações; os trabalhos revisados dividem-se em: 11 revisões de literatura, 5 relatos de experiência e 2 estudos comparativos; as metodologias ativas descritas foram: aprendizagem baseado em problemas, aprendizagem significativa e sistema transversal de ensino aprendizado. 66,6% dos artigos demonstraram benefícios diretos na aplicação de metodologias ativas na área da saúde (destes, 22,2% inferem benefícios apenas na matéria de anatomia humana) e 33,4% foram inconclusivos ou não demonstraram benefícios. Conclusão: Desta forma, as publicações convergem para o emprego de metodologias ativas na graduação dos cursos da saúde, que o aprendizado e a retenção do conteúdo podem ser mais exitosos, bem como sua inserção na rotina prática das aulas de anatomia, transformando o aprendizado em uma ferramenta multiplicadora de mudanças.
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